Sobre seu carro

Os resíduos gerados pelo funcionamento do motor se acumulam contaminando o óleo lubrificante, acelerando o seu desgaste. Quando é feita a reposição com óleo novo, este fica contaminado pelos resíduos já encontrados no óleo antigo, perdendo seu efeito de lubrificação e refrigeração, como conseqüência, o filtro de óleo do motor fica entupido diminuindo a circulação e aumentando ainda mais temperatura de funcionamento. Por fim o motor pode, inclusive, fundir por problemas de lubrificação.

Sempre que o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima da vareta e ainda não for a hora da troca. Normalmente, o motor consome uma pequena quantidade de óleo durante o seu funcionamento. Se as reposições se tornarem constantes e em volumes significativos, recomenda-se verificar se há vazamentos ou desgastes excessivos dos componentes do motor.

1. Estacione o veículo em terreno plano.
2. Desligue o motor.
3. Aguarde um mínimo de 5 minutos. O ideal é verificar com o motor frio.
4. Faça a medição do nível de óleo (vareta).
O nível ideal deve ficar entre as marcas de mínimo e máximo indicado na vareta de nível.

O filtro de ar deve ser limpo e trocado periodicamente. Este componente é fundamental para que impurezas do ar não cheguem até a câmara de combustão, podendo danificar o cilindro, por exemplo, o que pode gerar um grande prejuízo.
Dica: Efetue a troca do filtro de ar com mais freqüência caso utilize seu veículo regularmente sob condições de poeira, como em vias não pavimentadas, por exemplo.

A pressão e as condições dos pneus são fundamentais para maior estabilidade, conforto, segurança e durabilidade dos mesmos. Veja no manual do proprietário qual a pressão correta dos pneus de seu veículo e calibre-os quinzenalmente, ou a cada 1000 Km - o que ocorrer primeiro.

Os óleos para motores desenvolvidos pelos fabricantes possuem características de lubrificação, viscosidade, entre outras, que só são compatíveis com determinadas especificações de motores. O óleo é o elemento que mais afeta a vida útil do motor, portanto fique atento em utilizar sempre o óleo recomendado e trocá-lo no intercalo indicado (verifique no manual do proprietário) a periodicidade indicada de troca de óleo).